terça-feira, 23 de novembro de 2010

Animais de Estimação: seus amigos para todas as horas

 
Hoje eu não sabia sobre o que falar, para falar até algumas horas atrás, mas acabei me inspirando enquanto esperava o ônibus Universidade na parada, quando um cachorro todo preto passou por mim. Bateu uma saudade da minha coisinha preta lá em casa e eu decidi falar hoje sobre animais de estimação. Ok, eu resolvi falar sobre as minhas experiências no assunto, mas enfim, história pra contar aqui não vai faltar, acreditem, apesar de eu só ter tido dois bichinhos de estimação até hoje - um peixe e uma cadelinha -, a história não é pequena.


Minha cadelinha se chama Pandora e tem 7 anos e 11 meses de idade. É uma coisinha preta muito fofucha, da raça Daschund muito manhosa e extremamente apegada a mim. É sempre uma dificuldade fazer ela entender que não pode vir comigo pra Pelotas toda vez que eu vou levando a mala de volta pro elevador. x.x'

A história de como eu ganhei ela é interessante... Parece até coisa de destino que eu acabei com ela no fim, porque no início a idéia não bem era essa. Mas é melhor eu começar do início, sim?

Eu sempre quis um animal de estimação. Em especial, eu sempre quis um cachorro. Era um sonho desde quando pequena eu vi o desenho 101 dálmatas da Disney ter um filhote de dálmata em casa, mas em 12 longos anos eu nunca consegui ganhar nem mesmo um peixe que fosse. 

E de quem era a culpa disso? Minha avó.
casa
Eu sempre morei com meu vô, minha vó e a minha mãe em um apartamento relativamente grande. O problema nunca foi o espaço, mas o que tinha acontecido quando minha mãe e meus tios eram pequenos e que fez a vó abominar a idéia de ter um bicho de estimação - fosse qual fosse - em casa. Só que isso não deixava de ser injusto para mim, afinal qual a culpa que eu podia ter antes de nascer de que a gata da minha tia tinha morrido depois de cair 3 vezes do 9° andar? Ou que o cachorro do meu tio tivesse sumido quando tinha ficado aos cuidados de um conhecido da família enquanto todo mundo tinha ido acampar e viajar?


O fato era que por mais que eu implorasse chorasse e fizesse de tudo que se imaginar por um animal de estimação [/eu já nem estava mais àquela altura querendo que fosse um dálmata especificamente, podia ser qualquer bicho, qualquer um, gato, peixe, passarinho, tartaruga, cachorro, porquinho da índia... qualquer um!] não consegui de jeito nenhum ganhar uma chance.

Talvez seja por isso que desde pequena sempre fui louca por bichinhos de pelúcia, eles foram o mais próximo de um animal de estimação que eu poderia jamais ter naquela época eu ainda não consigo dormir se não tiver abraçada em um deles.


Eu tive que contrabandear comprado com o dinheiro da merenda que eu não estava comendo no colégio para poder comprar um peixe e seu aquário escondidos pra colocar no meu quarto! n.n


Bom depois que eu comprei o peixe aí ninguém ia me fazer devolver ou jogar na pia né? Então assim eu ganhei meu primeiro bichinho de estimação, um peixe que, como fã maluca de Saint Seiya que sou [/e naquela época eu era muito mais XD], chamei de Saga. [/era um beta azul, sim? u.u]


Com isso eu meio que já tinha me conformado de que eu nunca poderia ter um cachorro e que o Saga ia ser o único animal de estimação que eu poderia ter. E bem, ele com certeza pra mim era mágico, mesmo que um peixe não faça muita coisa além de nadar no aquário [/Eu juro que consegui ensinar ele a me devolver beijos. XD]


Me disseram: "Esse peixe não vai durar uma semana vivo!" "você n ão sabe cuidar de um animal de estimação" entre outras frases parecidas assim que descobriram o coitado. Mal agouro foi o que não faltou, mas eu cuidei dele direitinho e ele sobreviveu feliz e saudável por bem mais que uma semana.


Na realidade, ele viveu por 3 anos e meio. Eu sei que geralmente um peixe beta vive cinco anos, mas não deu pra fazer muita coisa quando ele ficou doente. [/o que com certeza não foi por falta de cuidados, o veterinário garantiu que não foi '-']

É interessante ressaltar que as minhas tias, essas que falaram que eu não saberia cuidar e o peixe morreria em uma semana também tiveram vários peixes beta e os delas nenhum durou mais que 1 ano. Quem foi que disse que sou eu que não sei cuidar de um peixe? n.n


29 de dezembro de 2002. A cadela do meu tio [/chamada Yasmin] que, por um descuido em um passeio na praça estava esperando filhotinhos, tem três crias pequeneninhas e fofinhas: dois machos e uma fêmea. E depois de três, quatro semanas, quando eles foram viajar, deixaram os filhotes e a mamãe lá em casa, pra mim cuidar temporariamente.


Eu tenho que dizer que sério, mesmo pequenininhos e mal abrindo os olhos eram umas fofuras. Sabem quando eu disse que já tinha me conformado em não ter um cachorro? Ao ver aqueles filhotes essa informação foi deletada do meu hd completamente.


À primeira vista, apesar de achar todos muito fofos, eu já tinha uma preferência enorme pela cadelinha. Era quase tipo amor à primeira vista: bati os olhos em cima dela e veio aquele pensamento de que eu tinha que ficar com ela. Mas óbvio que quando eu pedi recebi um sonoro NÃO! ¬¬'


De qualquer forma, eles ficariam duas semanas lá em casa e eu, toda feliz com aqueles filhotes quase patinando enquanto tentavam caminhar no chão da sala, dei nomes para os três (já que eu não ia chamar eles o tempo todo de filhote 1 filhote 2 e filhote 3 né? n.n


Mais uma vez, me inspirei em Saint Seiya para dar os nomes e nomeei o menorzinho dos cachorrinhos de Shiryu, o do meio de Shura e a cadelinha - que era a mais velha - de Pandora. Até coloquei fitas de cores diferentes neles para diferenciarem qual é qual, especialmente porque estávamos tentando já acostumá-los com ração de filhote (mesmo que ainda estivessem mamando era época já de eles começarem a desmamar) e a Pandora era muito, muito gulosa e se a gente deixasse ela comia por ela e pelos irmãos, enquanto que o Shiryu se não cuidássemos não comia nada, só mamava.


Assim, o Shiryu tinha uma fita amarela, o Shura uma fita azul escura e a pandora uma fita rosa para diferenciar. E eu continuava a chorar, implorar por um daqueles filhotes, argumentando que eu provara ser responsável uma vez que fazia um ano que eu tinha o saga e ele continuava vivo e saudável e eu mesma era quem cuidava, dava comida, limpava o aquário e tudo mais.


Eu tinha um ponto até aí. Se todo mundo duvidava que eu pudesse cuidar de um bicho de estimação eu provei o contrário mesmo que com um cão fosse muito mais complicado que se lidar com um peixe.


Enfim, a insistência venceu e me disseram que eu poderia ficar com um. E quando me disseram isso eu já sabia exatamente quem eu queria: a Pandora. Mas me disseram que não, que se eu quisesse um teria que ser um dos cachorrinhos porque segundo eles daria menos trabalho... ¬¬


Bom, eu não ia discutir mais né ou então poderia perder os avanços de ter chegado até ali afinal. Então assim, eu acabei escolhendo o Shura embora eu ainda tivesse uma predileção enorme pela Pandora.


O tempo deles em casa acabou e, como eles ainda estavam mamando, meu tio levou todos de volta pra casa dele quando voltou da praia. Mas a promessa de que eu teria o Shura depois ficou feita.


Quando finalmente chegou o dia em que me disseram que eu podia ir buscar no dia seguinte o Shura, eu estava louca de felicidade. Era final de fevereiro, faltando um mês mais ou menos para o meu aniversário e eu estava mais que feliz em ter ele como presente adiantado. E quando eu cheguei lá adivinhem? cadê o Shura?


O que aconteceu foi que a família do cachorro-pai encontrou com a esposa do meu tio na rua e ficou sabendo dos cachorrinhos e quis levar um. Mas eles queriam um cachorrinhO, então ela entregou o Shiryu pra ele. Mas quando meu tio chegou do trabalho e soube ficou muito muito brabo porque ele também queria o Shiryu [/que, aliás, ele já tinha escolhido outro nome - Duque - já que ele não gostou da minha linda sugestão ¬¬] e no fim eles tiveram que ir trocar o Shiryu/Duque com o Shura pra fazer meu tio feliz de novo. n.n


Minha mãe, vendo o meu desespero porque afinal só me deixariam ter um dos filhotes se fosse um dos cachorrinhos e tinham dado o que eu tinha escolhido [/e sério naquela hora eu queria chorar mesmo] disse que tudo bem, que então nesse caso não tinha problema e eu podia ficar com a Pandora então.


A Pandora, que foi justamente a que eu mais gostei, a mais velha e mais forte da ninhada, e a que ninguém mais quis. Parece destino até, não acham? No fim, por mais que a minha mãe até hoje ainda lembre de que não foi justo darem o cachorrinho que eu tinha escolhido porque eu já tinha escolhido antes do meu tio ou de qualquer um ter escolhido algum, eu não me importo mais.


Não é que eu não gostasse do Shura, mas é que no fundo eu sempre quis a Pandora e por isso aceitei a troca muito bem. Eu só tive medo de ficar sem nenhum quando soube e, uma vez que isso ficou claro que não ia acontecer, eu fiquei tranqüila.


hoje eu digo que não troco a Pandora por nada nem ninguém no mundo. Minha mãe vive me provocando se eu trocaria ela por um dálmata, como sempre tinha sido meu sonho quando eu quis ter um cachorro, mas eu digo que não, porque eu e ela temos uma história juntas. São quase oito anos e mesmo que tenha vezes que eu fico muito braba com ela por alguma coisa que ela fez ou por latir até dizer chega naquele dia em que eu estou morrendo de dor de cabeça, nunca dura mais que 24 horas e no fim eu quando estou aqui às vezes quase não consigo dormir sentindo falta de um certo calombinho preto na minha cama que se mexe de note e se aconchega perto de mim, de um bicho preto que sempre me recebe na porta latindo e fazendo festa mesmo se eu só saí por alguns minutos e que eu sei que acima de tudo me adora tanto quanto eu a adoro ou ainda mais.


No fim é isso que um animal de estimação deve ser para a gente, não? Um amigo(a) para todas as horas que precisa tanto da nossa proteção quanto do nosso carinho. E vocês, já tiveram algum animal de estimação? Tenho certeza de que há muitas histórias tão bonitas quanto ou ainda mais que a minha por aí para serem contadas. Quem sabe você conte a sua via comentários?


Enfim, vou encerrar com fotos da minha coisinha preta fofa para vocês conhecerem [/meu orkut está recheado delas em um álbum XD]



happy
See yaa people~

0 coments:

Postar um comentário